Ericsson dá lição


Sílvio Ribas
A tecnologia é uma das principais aliadas da sueca Ericsson para treinar e promover seus funcionários. A gigante das telecomunicações também vê nas ferramentas digitais aplicadas à educação uma tendência global e uma importante oportunidade de negócios. No país, a empresa patrocina programas internos de treinamentos específicos para desenvolvimento de líderes, metodologia de vendas e certificações técnicas. “Desenvolvemos nossos empregados conforme as necessidades de cada área de negócio, alinhadas à estratégia da empresa”, disse Vera Gobetti, vice-presidente de recursos humanos da Ericsson no Brasil.
O uso da internet nos programas educacionais é um dos seus diferenciais. Apenas em 2011, mais de 13 mil cursos online foram realizados pela empresa no Brasil com o objetivo de desenvolver tanto capacidades técnicas quanto aprimorar conhecimento dos negócios. O Ericsson Academy, por exemplo, é um serviço online no qual profissionais de todo o mundo trocam informações e ideias, vídeos, documentos, links, podcasts e seminários de assuntos diversos via um portal na rede.
Nele, a Ericsson também realiza capacitação à distância. “Certamente, o uso da tecnologia torna mais rápida a entrega de treinamentos e conseguimos também ter cobertura de pessoas treinadas muito maior, possibilitando que desenvolvamos a competência de forma imediata”, comenta ela. A multinacional vê nas sociedades conectadas uma chance de levar aprendizado a todos, não importa onde estejam. A Ericsson é uma da maiores fornecedoras de tecnologia e serviços para operadoras de telecomunicações fixas e móveis.

Comentários