Desinflame-se!

 

A inflamação é fenômeno complexo, mas fundamental do corpo humano. É a resposta do sistema imunológico à agressão — seja por infecção, trauma, substâncias químicas, radiação e processos autoimunes. Seu objetivo é proteger o organismo, eliminando o agente agressor e iniciando os reparos.

Vermelhidão, calor, inchaço, dor e perda de função, efeitos da inflamação, mostram algo errado. Mas ela pode virar doença, sobretudo se for crônica, como artrite reumatoide, aterosclerose, diabetes tipo 2, Alzheimer e até câncer. A ação defensiva cura. mas adoece se descontrolar-se. Efeito vira causa.

Vejo nessa descrição científica importante ensinamento para todos nós. Temos de reagir às agressões, mas não ao ponto de a reação se tornar um novo problema, talvez até mais grave. Inflamar-se pode ser associado a fugir do controle, a perder a cabeça, a não medir as consequências dos seus atos.

Para não deixar que a providencial inflamação se torne um mal, o corpo tem de se regular. Para evitar que a indignação legítima vire fúria indesejada, é bom respirar fundo, orar e ter maturidade, o quanto dela dispuser. “Deixa a cólera e abandona a ira. Não te irrites, pois causarás mal a ti mesmo.” (Salmo 37)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra fiscal

A pioneira TV Itacolomi

Crise antevista