Paixão é razão de sucesso


O mote da campanha que a Band começou a veicular para o lançamento da nova temporada do MasterChef me abriu o apetite por conexões. “Paixões realizam sonhos”, atual slogan do famoso reality show gastronômico, sugere bem mais do que o trunfo de boas e experientes mãos na cozinha. 

Ele me remete à percepção de sentimento como combustível para ações e realizações. “Nada se cria sem paixão”, filosofou Steve Wozniak, criador da Apple junto com Steve Jobs. A razão do sucesso da empresa foi, segundo ele, o fato de terem criado ambiente onde impera o desejo de inovar.

Quando assisto à escalada de palestras e livros de consultores e gurus sobre o papel do tal propósito, da tal missão e do tal segredo para os negócios e para as carreiras, tenho agora o impulso de sacar aquela frase-tema da atração culinária como a síntese de tudo o que eles querem dizer. 

Os estudiosos do cérebro chegaram à equação de que "pensamento leva à emoção, que leva à ação". Então o que precisamos para alcançar o sucesso é só cultivar na mente ideias que brotarão no peito como paixões, as que nos colocarão em marcha no rumo das aspirações ardentes.

De fato, o apaixonado está essencialmente focado, aplica todas as energias no objeto da sua paixão e busca todos meios possíveis e impossíveis para consumar seu intento plenamente. Mas a busca apaixonada de alguém, só ou acompanhado, pode também anteceder ao alvo definido ou ao empreendimento iniciado. Falo aí dos talentos, gostos e inclinações.

No romance A Paixão segundo G.H., Clarice Lispector faz metáfora de como ordem e caos testam limites humanos. “Provação significa que a vida está me provando. Mas provação significa também que estou provando”, anota ela. Se a razão organiza, a paixão dá sabor. Uma receita da vovó.

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