Nove do nove de 2009: Rock Band Beatles
por João Renato Faria
O dia 09/09/09 era a data mais esperada do ano por gamemaníacos, beatlemaníacos e a combinação dos dois. Afinal, é o lançamento do jogo The Beatles: Rock Band, para Xbox 360, Wii e Playstation 3, mais uma revolução do quarteto de Liverpool.Não é de hoje que os jogos Guitar Hero e Rock Band se tornaram uma importante plataforma para o lançamento de músicas. Artistas como Metallica, Aerosmith e Guns 'n Roses lançaram álbuns em primeira mão para as franquias e tiveram seus próprios jogos. Mas nenhum destes games teve ainda a expectativa que The Beatles: Rock Band está gerando. A indústria espera vender até 2 milhões de exemplares do jogo, um número impressionante, seja se tratando de discos, seja de games.
Segundo Paul McCartney, a ideia é que The Beatles: Rock Band inicie uma nova beatlemania. "Não importa como os garotos ouvem música hoje, ouví-las é divertido. O trabalho foi muito bem feito, e acredito que vai ser um novo fenômeno, que vai gerar uma nova mania pelos Beatles", afirmou o músico. Em uma época que ficou normal não pagar por música, cada download de canções jogáveis representam um dinheiro extra para a combalida indústria fonográfica. Por isso, várias das músicas dos Beatles devem estar disponíveis para os jogadores na internet, já que o jogo original tem apenas 45 delas. Isto deve representar uma revolução tanto no mundo dos downloads legais quanto no universo de músicas para games, tendo em vista a extensão do catálogo dos Beatles e a polêmica que envolvia as canções do grupo na internet.
Durante anos os remanescentes do grupo e a gravadora EMI evitaram que suas músicas fossem para a internet de maneira legal. "Hoje, nós superamos isso, graças ao Rock Band", esclareceu Paul McCartney. O ex-Beatle garantiu que sempre quis que as músicas estivesses disponíveis para download. "Sempre gostei da idéia, sempre soube que havia muita gente querendo comprar nossas canções pela internet", afirmou McCartney. O músico revelou também ser uma negação jogando Beatles: Rock Band. "Meu recorde é zero, tentei a demo do jogo e quando tudo começou, pensei 'Meu Deus, isso é difícil'", constatou McCartney. Até John Lennon e George Harrison ressuscitaram para divulgar o jogo. Os dois beatles mortos em 1984 e 2003, respectivamente, foram recriados digitalmente para uma propaganda do jogo.
O dia 09/09/09 também marca uma mudança radical no catálogo mundial dos Beatles. Estão sendo relançados todos os 13 álbuns de estúdio do grupo mais a coletânea de singles Past Masters, em versão remasterizada. O processo de trabalho no catálogo do grupo consumiu quatro anos de trabalho dos técnicos do lendário estúdio Abbey Road. A coleção vai ganhar também vídeos inéditos e fotos raras. A demanda era antiga, já que os CDs dos Beatles que são vendidos hoje foram digitalizados em 1987, e na maior parte dos casos apresentam encartes paupérrimos. Os álbuns vão poder ser comprados individualmente ou em um box de luxo. Yoko Ono, viúva de John Lennon, disse que os discos remasterizados estão melhores do que nunca. "Quando o som deles ficou mais complexo, nos últimos álbuns, o som não era tão bom e claro quanto o que estamos acostumados hoje, por isso o processo de remasterização realmente dá um destaque aos discos", opinou. Uma caixa contendo versões em mono dos discos também está a venda, atendendo uma outra demanda de parte dos fãs do quarteto de Liverpool, que prefere o som do grupo assim.
Discos em estéreo, disponíveis individualmente ou em box:
Please Please Me
With The Beatles
A Hard Day's Night
Beatles For Sale
Help!
Rubber Soul
Revolver
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Magical Mystery Tour
The Beatles
Yellow Submarine
Abbey Road
Let It Be
Past Masters
Box The Beatles In Mono:
Please Please Me
With The Beatles
A Hard Day's Night
Beatles For Sale
Help!
Rubber Soul
Revolver
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Magical Mystery Tour
The Beatles
Mono Masters
Fonte: Portal Uai
Comentários