Época de poda


By Eduardo Zugaib

Em meio aos inúmeros compromissos que assumimos, você já percebeu que existem momentos em que tudo parece estar prestes a explodir? E que o único desejo é o de parar um pouco ou, até mesmo, sumir do mapa? Enquanto vamos assumindo diversas atividades, não percebemos que muitas acabam roubando o tempo que deveria ser dedicado a outras.

É preciso, por exemplo, ter um tempo para cuidar da saúde do corpo físico. Na prática, essa é a primeira atividade que cortamos em favor de outras, principalmente as profissionais e sociais. Dedicar um tempo, mesmo que pequeno, para parar e ficar em casa pensando em absolutamente nada, reorganizando a mente, é algo essencial. A mesma necessidade de “parar” um pouco durante a semana também deveria ser aplicada na nossa vida, pensando-a como um todo. Essa é a hora de “podarmos” algumas atividades, analisando se com isso elas ganharão força ou se tornarão irrelevantes. Essa poda não apenas fortalece o que estamos realizando de forma acertada, como também ajuda a eliminar “galhos” que cresceram tortos, desordenados.

Nestas épocas de poda também percebemos que algumas companhias são melhores e mais saudáveis para termos sempre ao nosso lado, ao contrário de outras. O “diga-me com quem andas, que direi quem és” é uma grande verdade. Nos nossos relacionamentos devemos buscar a política do ganha-ganha. Se alguém sai perdendo nessa brincadeira, algo não deve estar indo muito bem.

Na “poda” também é importante termos humildade, para analisar friamente aquilo que é possível melhorar nas nossas atividades pessoais, profissionais, familiares e também sociais. É importante darmo-nos a chance de experimentar a “sensação do recomeço” ou, como definiu o escritor César Romão, a “energia do primeiro dia”. Você se lembra da energia do seu primeiro dia de trabalho? E o primeiro dia de um namoro? O primeiro dia de uma viagem que você tanto sonhou? O primeiro dia de vida do seu filho? São dias que possuem uma energia diferente. O resgate dessa energia é o que devemos buscar nas “épocas de poda”, quando paramos para pensar sobre como andam nossas relações, tanto a que mantemos com a nossa vida, como também a que devemos manter com a nossa consciência.

Eduardo Zugaib é profissional de comunicação, professor, escritor e palestrante

Fonte: www.eduardozugaib.com.br

Comentários