A Cauda Longa

Termo usado na Estatística para identificar distribuições de dados onde o volume decresce ao longo do tempo, durante longo período. No mercado de bens de consumo é fácil encontrar curvas desse tipo para ilustrar a procura dos consumidores. Elevada procura para conjunto pequeno de produtos e procura muito reduzida para conjunto variado de produtos. Na economia tradicional, custos fixos de manutenção de estoques e catálogos permitem calcular um valor para a procura que define a fronteira entre lucro e prejuízo.

Na Nova Economia, este raciocínio é colocado em dúvida, sobretudo no caso dos produtos digitais. O custo de manutenção de um produto muito procurado é igual ao custo de manutenção de um produto procurado só pelo número mínimo de consumidores. Apostar na Cauda Longa passou a ser economicamente interessante, ao contrário do que ocorria antes. No limite, o conjunto dos produtos que existem na zona da Cauda Longa tem valor comercial equivalente aos dos produtos populares.

Exemplo? Nas livrarias virtuais é possível encontrar livros que são procurados por milhares, mas também os que são procurados por nichos pequenos de consumidores. Ao contrário da livraria real, seus custos associados à manutenção em exposição de produtos são iguais para os mais e os menos procurados.

Fonte: Texto baseado em informações do Wikipédia

Comentários