Contabilidade Mercúrio completa 50 anos



Escritório de Maurílio de Souza é referência 
em Curvelo e região


    Fundada e comandada por Maurílio de Souza, a Contabilidade Mercúrio completou, em setembro último, 50 anos de relevantes serviços prestados à comunidade curvelana e atuando também em cidades da região. O escritório aberto numa época que o profissional do ramo era conhecido por guarda-livros atendeu ao longo do tempo uma diversificada clientela, formada por centenas de pessoas físicas e por empresas de todos os portes.

    “O saldo do trabalho que eu e minhas equipes desempenhamos por meio século me desperta alegria e gratidão, sobretudo sabendo que o nosso ofício se traduz na conquista cotidiana da confiança e no esforço contínuo por atualização”, revela Maurílio. Para ele, a complexidade dos sistemas tributários do país, as constantes mudanças da legislação e outras agruras empresariais só tornam a missão dos contadores ainda mais nobre.

    De portas ininterruptamente abertas, a Mercúrio – marca inspirada na figura mitológica grega que representa Contabilidade – passou por três endereços no Centro de Curvelo, estando hoje à Rua Sete de Setembro, 98. Em todas as fases que cruzou, o experimentado dono acompanhou de perto o crescimento da agricultura, da indústria e do comércio e ajudou empreendedores e contribuintes a cumprirem com obrigações legais, incluindo envio à Receita da declaração de Imposto de Renda.

    Cidadão honorário de Curvelo e graduado em Letras pela Unopar, Maurílio iniciou a trajetória profissional numa pequena sala, com duas mesas, meia dúzia de cadeiras, bicicleta e pesada máquina de escrever Remington, que conserva até hoje ao lado de uma nostálgica calculadora mecânica Facit. Em tempos de ampla digitalização de processos administrativos, ele e os quatro empregados mantem-se atentos aos desafios diários de sua atividade.

    Por um longo período no qual inexistia computador ou internet, a Mercúrio operou com quantidade assombrosa de leis, dados variados e fórmulas complexas. Pilhas de documentos arquivados exigiram a rotina de manejo, cálculos e monitoramento de prazos. A isso tudo se somaram estratégias e dicas para alcançar menores custos dentro do limite da lei

    Passaram-se cinco décadas, a economia atravessou crises sucessivas, a tecnologia progrediu, o mundo se interligou e governos se sucederam. “A única coisa que não mudou foram valores perseguidos pelo escritório: conhecimento, dedicação e compromisso”, sublinha Maurílio. Para seus colaboradores, ele é exemplo de dedicação, um empresário que ama o que faz e que reconhece a importância dos que estiveram e estão ao seu lado.

    Além dos serviços típicos de contabilidade, a Mercúrio elabora e conserva documentos, presta assessoria empresarial e previdenciária e ainda serve de apoio às áreas de recursos humanos. “As soluções em gestão de pessoas, recrutamento, seleção e aposentadorias fazem parte de nosso campo de atuação desde o começo, com plena satisfação dos clientes”, diz Maurílio.

    Assim, uma das suas maiores realizações foi viabilizar a aposentadoria de centenas de trabalhadores pelo Funrural. Criado nos anos 1970, o fundo garantiu a previdência social a homens e mulheres do campo. Por meio de convênios com sindicatos, essa era também a forma de levar assistência médica e dentária para a população carente desse meio.

    Para chegar à condição de um dos escritórios mais respeitados no ramo, a Mercúrio observou ensinamentos que Maurílio herdou do curso no Colégio Padre Curvelo e a experiência acumulada. “Sem contabilidade não há história, nem planejamento e muito menos futuro”, ensina Maurílio. Em seu cinquentenário, a Mercúrio reforça a promessa de promover soluções empresariais com qualidade para seguir como referência no mercado.

Comentários