The Beatle Data

Você Sabia...
que durante os quinze minutos da primeira apresentação dos Beatles no programa de TV americano "Ed Sullivan" em 1964 ( veja foto acima ), não houve nenhuma ligação na Central de Polícia de NY nos Estados Unidos, até os bandidos deram um tempo para ver os Beatles.(!)

que os Beatles falaram a seus empresários que só iriam ao EUAs depois de terem o #1 nas paradas. E o fato aconteceu, depois de She Loves You, From Me To You entre outras fracassarem, chegou a hora de I Want To Hold Your Hand conquistar o topo das paradas americanas.

que muitas vezes não creditados, várias figurinhas participaram das gravações dos Beatles: Mick Jagger fez backing vocals em "Baby You're A Rich Man" (John e Paul retribuíram em "We Love You" e "Dandelion", dos Stones). Alan Civil toca trompa em "For No One"; Chris Thomas toca cravo em "Piggies", Frank Clark toca contrabaixo acústico em "Penny Lane", Eric Clapton faz todo o solo de "While My Guitar Gently Weeps", Mal Evans (o encarregado pela segurança do grupo) toca um monte de coisas em um monte de músicas, como órgão em "You Won't See Me", trumpete em "Helter Skelter", harmônica em "Being For Benefit Of Mr Kyte" , piano e despertador em "A Day In The Life". Yoko faz backing em "The Continuing Story Of Bungalo Bill", assim como Patty Harrison e Maureen Starkey??? Lembre-se que essas pessoas apenas tocaram e não criaram nada, os ùnicos que tiveram um pouco de criação foi Billy Preston, mas esse recebeu os créditos e Eric Clapton.

que John Lennon aproveitou a frase "goo goo ga joob" (em I'm The Walrus"), do poema "O Despertar de Finnegan", de James Joyce

que o título original de "Hey Bulldog" era "You Can't Talk To Me"

que John foi que começou a banda, depois vieram Paul, George e Ringo

que em 87, Paul, Ringo, Yoko e George entraram com um processo contra a Nike no valor de 15 milhões de dólares, por causa de um anúncio onde o jingle nada mais era que "Revolution"??? A propaganda era uma de um menino que ficava pulando, andando de skate e etc...

que os Beatles entraram no Rock'n'Roll Hall Of Fame em janeiro de 88, numa cerimônia realizada na Hotel Waldorf Astoria, em Nova Iorque. O evento homenageia anualmente artistas e bandas que tenham lançado seu primeiro disco há mais de 25 anos.

que o título original de "For No One" era "Why Did It Die"

que a intenção de George Harrison para o Concerto de Bangladesh, que aconteceu em Nova Iorque, em 1971, era promover um show de reunião dos Beatles. John não aceitou, porque George não queria que Yoko subisse ao palco. Paul disse que só aceitaria se George suspendesse o processo que havia movido contra ele. Deste modo, dos Beatles originais, só subiram ao palco do Madison Square Gardem George e Ringo.

que o primeiro show dos Beatles com Ringo na bateria foi em 18 de Agosto de 1962, no Cavern Club

que Paul fez "Hey Jude" para Julian Lennon, como conforto pelo divórcio de seus pais, John e Cynthia. O título original da música era "Hey Julian" depois se tornou "Hey Jules" e como não soava bem mudou-se para Hey Jude

que o arquivo nacional dos Estados Unidos, sediado em Washington, resolveu, em meados de 86, revelar o teor de alguns documentos mega-confidenciais referentes ao ex-Presidente Richard Nixon. Entre eles, um relato de um encontro do ex-Presidente Nixon com Elvis Presley, acontecido em fevereiro de 1970. Durante a conversa, Elvis advertiu o Presidente sobre o perigo que os Beatles representavam ao "espírito americano". Acusou o grupo de promover o consumo de drogas e, ainda, taxou os "hippies" e os usuários de drogas de estarem "na vanguarda do protesto anti-americano".

que, segundo os leitores da revista americana Spin, os Beatles são a melhor banda de todos os tempos, seguidos pelos Smiths, Rolling Stones e Led Zeppelin. Segundo a mesma votação de novembro de 89 "Seargent Pepper" é o segundo melhor disco.

que depois que Brian Epstein morreu e a Nems (empresa que licenciava o nome Beatles para uma série de produtos) fechou, todas as camisetas, posteres e bugigangas foram lançadas "piratamente". Em 84, Yoko e os três remanescentes resolveram licenciar novo material promocional, os escolhidos para a inauguração do projeto foram um relógio com a cara do "fab four" e uma réplica da capa de "Abbey Road" para proteger seu carro do sol que passa pelo parabrisa.

que o álbum branco vendeu dois milhões de cópias na primeira semana nos Estados Unidos da América.

que a revista Time Out publicou, em sua edição de setembro de 1989 sua lista dos 100 melhores discos de todos os tempos. Revolver pegou a sexta posição e Sgt. Pepper, a oitava. "Strawberry Fields" foi eleito o melhor single pela mesma revista.

que Julia Baird, irmã de John Lennon, revelou em seu livro John Lennon My Brother (junho de 89) que o beatle tem uma segunda irmã, que foi doada por sua mãe a um casal norueguês.

que antes de escrever a letra, Paul batizou "Yesterday" de "Scrambled Eggs".

que os Beatles citaram os Stones na capa de Sgt. Pepper, estampando na camiseta de uma boneca os dizeres "bem-vindos Rolling Stones". O grupo de Mick Jagger retribuiu a gentileza, escondendo os rostos de John, Paul, George e Ringo entre as folhagens na capa de seu disco de 68, Their Satanic Majesties Request. O rosto de Ringo só pode ser visto na edição em CD, pois como a capa do vinil era tridimensional, a montagem tampou a cara do baterista.

que o título original de "Sexy Sadie" era "Maharishi", feita por John em "homenagem" ao ex-guru dos Beatles quando estes se desiludiram com as intenções terrenas do velhinho em relação à Mia Farrol.

que o primeiro Videoclip da história foi feito pelos Beatles. Eles estavam cansados de fazer shows em todos os programas de TV, então resolveram inventar os chamados 'Promofilms' para promover suas músicas. Os 2 primeiros foram: Paperback Writer e Rain. "De certa forma, inventamos a MTV" disse George Harrison na série Antology.

que o primeiro disco no mundo a conter as letras das músicas foi o Stg. Pepper's Lonely Hearts Club Band.

que no auge do sucesso, os Beatles chegaram a fazer 34 shows em 31 dias, em mais de 20 cidades. Quem não se cansaria da beatlemania?

que um público estimado de 190.000 pessoas, compareceu à apresentação de Paul McCartney no Rio de Janeiro, Brasil em 1990 batendo o recorde mundial para artista solo.

que os mais bem-sucedidos compositores de canções populares, em termos de compactos em primeiro lugar, são John Lennon e Paul McCartney. São atribuídos a McCartney 32 sucessos em primeiro lugar nos EUA, comparados com 26 de Lennon (com 23 em parceria), enquanto no Reino Unido 29 sucessos são atribuídos a Lennon, comparados a 28 de McCartney (com 25 em parceria).

que Paul McCartney mantém o recorde de discos de multiplatina de artista solo masculino, com um total de 12.

que o Guinness Book elegeu Paul o artista de maior sucesso no mundo.

que a música Yesterday é a música mais gravada do mundo, isto é, possui o maior número de gravações com interpretes diferentes. Ela também é a mais tocada, segundo cálculos de especialistas ela tocou sem parar nos EUA milhares de vezes seguidas.

que Leo Gorcey e Ghandi foram retirados da capa do Sgt. Pepper's após a fotografia ter sido tirada. O primeiro foi retirado porque queria dinheiro, e o segundo por um pedido da EMI. Na lista de pessoas que John incluiria na capa estavam Ghandi, Jesus e, mais cinicamente, Adolf Hitler. Jesus não foi incluido devido ao furor causado por uma entrevista de John onde este dizia: "Os Beatles são maiores que Jesus"

que a primeira música dos Rolling Stones (I Wanna Be Your Man) foi dada de presente por John e Paul.

que Walrus foi citado duas vezes em músicas dos Beatles. A primeira delas em I'm The Walrus, quando John diz ser o Walrus. Na segunda, em Glass Onion, John nos da uma dica e diz que o Walrus era Paul. John Lennon antes de escrever "I'm The Walrus" teria lido o poema "The Walrus and the Carpeter". Nessa primeira leitura John achou que o Walrus era o "bonzinho" da estória. Depois da música ter sido lançada ele releu o poema, mas desta vez viu que o Walrus era o vilão. Foi aí que escreveu Glass Onion, com o Paul sendo o Walrus. Walrus significa morsa, que e um bicho muito parecido com uma foca.

que durante uma excursão em 1965 ao Canadá, um dos policiais da segurança dos Beatles chamava-se Pepper (e ele era sargento).

Comentários