O coelho da lua

Confesso que não conhecia ou não me lembrava da associação da figura do coelho nas sombras silhuetas sobre o lado visível e iluminado do solo lunar. Estava pesquisando sobre os encantos da lua cheia, expressivos nos últimos dias, e me veio a informação sobre Tsuki-no-Usagi (O Coelho na Lua), a lenda japonesa do alvo, fofo e orelhudo morador de nosso satélite natural que passa os dias macerando arroz no pilão para fazer o bolinho mochi, muito popular entre os japoneses. 

Essa iguaria branca e redonda lembra a lua cheia e é consumida sobretudo nos festivais e nas festas de Ano-Novo (Shogatsu), além de ser oferecida aos kamis (deuses) em altares xintoístas.

O Coelho da Lua aparece em outras lendas seculares mundo afora, de variadas civilizações e com várias versões, todas encantadoras. Na Terra do Sol Nascente, o conto foi publicado no período Heian (784-1192 DC) sob o título Konjaku Monogatarishuu (Antologia de Contos do Passado), que contém histórias da China, Japão, Coreia e Índia. Segundo a lenda, Usagi foi levado aos céus pelo Velho sábio da Lua, após elegê-lo o mais generoso animal da Terra, capaz de dar a vida para salvar um mendigo. Bem distinta da figura do Dragão atacado pelo cavaleiro São Jorge na lenda conhecida que também se passa no Mar da Tranquilidade.

Na China, o Coelho da Lua é conhecido como O Coelho de Jade, companheiro da deusa lunar Chang’e. Na versão chinesa, o bichinho está socando ervas medicinais no pilão para fazer o elixir da longa vida dos imortais. A lenda aparece na Jornada ao Oeste, saga que inspirou o anime Dragon Ball. Usagi Tsukino, personagem de Sailor Moon, tem seu nome derivado da história de Tsuki (Lua)-no-Usagi (Coelho).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crise antevista

Guerra fiscal

Jato da Mulher-Maravilha: nada a ver