Freire sobre Armênio
Em meu nome pessoal, e em nome do Diretório Nacional do Partido Popular Socialista, comunico o falecimento do querido companheiro Armênio Guedes, ontem, na cidade de São Paulo. O velório acontece até às 15 horas desta quinta-feira no cemitério do Araçá. Em seguida o corpo segue para o crematório da Vila Alpina. Nossos mais sentidos e fraternos pêsames à sua dedicada companheira Cecília Comegno e a todos os seus familiares.
Exemplo de político dedicado às grandes causas da humanidade, sempre antenado diante do novo, sem nunca se deixar dominar por dogmatismos, este baiano de Mucugê, na Chapada Diamantina, iria completar, no dia 30 de maio próximo, 97 anos de existência, 75 dos quais dedicados à ininterrupta atividade política.
Reconhecido por todos que militaram com ele, desde os anos 1940, como uma cabeça política privilegiada, é também considerado como uma das figuras que mais influiu na orientação do Partido Comunista Brasileiro (PCB) durante várias décadas, sobretudo dos anos 1960 aos anos 1980, particularmente na elaboração de dois documentos históricos do PCB - a Declaração de Março de 1958 e a Resolução Política do VI Congresso Nacional, em 1967.
Com uma visão aberta, ampla, apaixonado por sua luta indormida cujo centro era a conquista de uma sociedade democrática, republicana e de desenvolvimento econômico, social e cultural, Armênio deixou o legado de uma correta visão de uma esquerda democrática e reformista para todos os que o conheceram, pessoalmente ou por intermédio de suas ricas contribuições teóricas, como muitos dos que fazem o PPS. Armênio Guedes, presente!!!
Fonte: Roberto Freire, Presidente nacional do PPS, 12 de março de 2015
Comentários