Prato binário


DUPLAS BRASILEIRAS
Combinações clássicas de alimentos que sempre são servidos juntos no país

ARROZ COM FEIJÃO
Casamento perfeito. As substâncias que abundam no feijão faltam no arroz – especialmente em termos de proteínas. O arroz é rico em um aminoácido chamado metionina e pobre em outro (lisina). O feijão é pobre em metionina e rico em lisina. Nutricionistas sugerem que 70% das proteínas consumidas venham de fontes vegetais. A dupla colabora para a realização desse objetivo.

BIFE COM BATATA FRITA
Tanto a carne quanto as fritas têm gordura saturada, utilizada pelo organismo na síntese de colesterol. Por isso, não é bom extrapolar na dupla. Especialistas recomendam consumo de carne vermelha entre duas e três vezes por semana, em porções pequenas, e dizem que frituras devem ser evitadas ao máximo.

CAFÉ COM LEITE
Uma dupla que se enfraquece quando está unida. A função essencial do leite é fornecer cálcio, mineral necessário para o crescimento e a integridade dos ossos. A função essencial do café é estimular o sistema nervoso central e ajudar na concentração. Quando os dois alimentos estão na mesma xícara, o café diminui a absorção de cálcio. E, quando o leite predomina na bebida, o efeito estimulante do café torna-se imperceptível. “Tome o leite no café-da-manhã e o café uma hora depois”, diz a nutricionista Tânia Rodrigues.

PÃO COM MANTEIGA
A combinação é boa, mas incompleta. O pão é rico em carboidrato e a manteiga, em gorduras. Faltam no cardápio fibras e vitaminas – nutrientes presentes em abundância nas frutas.

PASTEL COM CALDO DE CANA
Perigo duplo. Um copo de caldo de cana tem quase o dobro de carboidrato que uma pessoa deve consumir sob a forma de açúcar durante o dia. O pastel ultrapassa o teor de gordura apropriado, podendo causar ganho de peso.

GOIABADA COM QUEIJO
É melhor no paladar que na função de nutrir. A sobremesa é rica em cálcio, por causa do queijo, e em carboidrato, pela goiabada. Comparada com outros doces, ela tem a vantagem de não ser muito pesada.

Fonte: Veja - 2006 (editado)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crise antevista

Guerra fiscal

Jato da Mulher-Maravilha: nada a ver